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O Concurso Público Internacional para adjudicação, em regime de Concessão, do Projecto, da Construção, do Fornecimento de Equipamentos e de Material Circulante, do Financiamento, da Exploração, da Manutenção e da Conservação da Totalidade da Rede do Metropolitano Ligeiro da Margem Sul do Tejo foi lançado em 23 de Setembro de 1999, tendo-se realizado nos termos do Decreto - Lei nº 337/99 de 24 de Agosto.

Em Março de 2002 a Concessão foi adjudicada ao Concorrente MTS sendo a Sociedade Concessionária MTS - Metro, Transportes do Sul, SA constituída em Abril de 2002.

O Contrato de Concessão foi assinado em 30 de Julho de 2002, tendo o prazo da Concessão, (30 anos), tido inicio em 12 Dezembro de 2002 com a emissão da Declaração de Impacte Ambiental do 2º Estudo de Impacte Ambiental a que o Projecto foi submetido.
Fases
A Rede de Metropolitano Ligeiro da Margem Sul do Tejo, desenvolver-se-à ao longo de três Concelhos, (Almada, Seixal e Barreiro), e em três fases:

1ª fase: Concelhos de Almada e Seixal ligando Universidade da Caparica, Cacilhas e Corroios;

2ª fase: Concelho do Seixal entre Corroios e Fogueteiro;

3ª fase: Concelhos do Seixal e Barreiro com ligações entre Fogueteiro, Terminal Fluvial do Seixal, Terminal Fluvial do Barreiro e Apeadeiro do Lavradio, hoje explorado apenas pela CP.

A área de implantação da 1ª fase do Metro Sul do Tejo abrange parte dos Concelhos de Almada (Freguesias de Almada, Cacilhas, Caparica, Cova da Piedade, Feijó, Laranjeiro e Pragal) e do Seixal (Freguesia de Amora e Corroios). O projecto integra a execução dos trabalhos de requalificação do espaço canal ao longo do traçado e a zona adjacente ao mesmo, (designado por Plano de Requalificação do Espaço Canal - PREC). O PREC constitui um plano de requalificação urbana e foi elaborado pelas Câmaras Municipais de Almada e Seixal, definindo um modelo de arranjo de espaços exteriores que contempla espaços pedonais, tipo de pavimentos, tipo de estações, sistemas de iluminação, tipo de mobiliário urbano, definição de espécies vegetais a implantar, etc...

O traçado da 1ª fase permitirá ligações privilegiadas com os restantes modos de transporte em Corroios, Pragal e Cacilhas.
Características
O Metro Sul do Tejo é um metropolitano de superfície, eléctrico, moderno, confortável e de grande qualidade, que circulará nas principais artérias da cidade de Almada, pela EN10 até Corroios e nas vias urbanas do Monte da Caparica, nomeadamente aproveitando o traçado da via alternativa ao Monte da Caparica.

O sistema de bilhética oferecido é exclusivamente de tecnologia sem contacto e integrado com o sistema dos restantes operadores da Área Metropolitana de Lisboa.